A livraria mais legal de Paris

1f916-456220_10150623042852423_338704669_o

Poucos cheiros são mais gostoso que cheiro do que livro. Aprendi isso cedo, enfiada na Biblioteca Municipal no centro de Curitiba, quando passava a tarde fuçando prateleiras e confraternizando com as traças ocasionais. Quanto mais marca de dedo, anotações e orelhas um livro tem, mais fantásticas são as suas histórias. Livro usado tem alma.

ethan-hawke-gallery

Celine e Jesse, discutindo a 3 filmes

Desde que eu assisti a “Antes do Anoitecer”, coloquei na minha lista de desejos conhecer aquela livraria onde o Jesse (10 anos mais velho que no primeiro filme da trilogia), faz uma sessão de autógrafos do seu livro e a Celine aparece do nada pra jogar na cara do destino que ele errou feio na vida dos dois. Era a Shakespeare & Company.

07aec2fa9ebcecbd293574a392646df6

Tudo organizadinho e fácil de achar

Coerente com o nome, ela é especializada em literatura inglesa, mas não foi fundada por Shakespeare, veja só. Está no terceiro endereço desde que foi aberta em 1919 por uma americana chamada Sylvia Beach. Ela fechou a livraria indefinidamente durante a Segunda Guerra. Outro americano, George Whitman, a reabriu no endereço logo que a guerra acabou. Hoje ele está velhinho e mora em um apartamento em cima da livraria. A filha dele se chama Sylvia em homenagem à primeira proprietária.

Fica no Quartier Latin, o bairro dos intelectuais, da Sorbonne, com vista pra Notre Dame e uma pracinha na frente onde rolam palestras, conversas com escritores, sessão de autógrafos, sempre tem um evento por lá.

untitled-04910Logo depois que você entra nesse antigo convento transformado em livraria, há um poço dos desejos no chão. Na verdade é um buraco cheio de moedinhas dentro, tá mais pra um poço seco. 362321-shakespeare-and-company

O andar de baixo tem os livros novos (e caros, não vale a pena comprar lá), mas é quando você chega lá no fundo que a mágica começa.

b77e0485f38525eca1ff005af6469ad5Uma escadinha estreita de degraus gastos e muitos, muitos livros cobrindo as laterais te leva ao andar de cima, que mais parece uma viagem no tempo.

shakespeare-and-co-bookstores-childrens-section

Bom pra curar rinite

Numa das salas, livros infantis, uma caminha com dossel e milhares de bilhetinhos pregados na parede agradecendo a hospitalidade do lugar. É isso mesmo, desde o início o lugar abriga escritores famintos em troca de  algumas horas de trabalho.

bed-in-shakespeare-bookstore

Lençóis certamente comprados antes da guerra

A tradição ainda perdura, e quem quer se sentir um pouco Hemingway ainda pode fazer esse acordo com os proprietários. Muita gente dorme lá algumas noites e paga varrendo o chão ou arrumando estantes. E a fila pra dormir nas caminhas surradas é grande.

Continue explorando e você encontra mais salas, mais camas com lencóis puídos, um piano, e um escritório que nada mais é do que uma caixa de madeira onde cabe você, uma mesinha e uma máquina de escrever. Sentado, não tem como ficar em pé não. Tem papel , e você pode usar a máquina de escrever se quiser. Pode tocar piano também se der vontade. Definitivamente é um lugar feito pra se perder, pra entrar e não querer mais sair.

PianoBed

Banco pra quê? Senta nos livros!

283842686-shakespeare-and-company-typewriter-shelf-typing

Espaços minúsculos arrancam a criatividade de dentro de você, ouvi dizer

A Shakespeare and Co fica na Rua de Bucherie, 37. Como já comentei, não é a livraria mais em conta da cidade, mas certamente é a mais legal.

Anúncios
Categorias: Informações práticas | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Comente aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: